Doutorando do Pós-Cultura é o primeiro brasileiro a receber bolsa da Open Society Foundations

Tiago Sant’Ana, mestre e doutorando pelo Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (IHAC/UFBA), é o primeiro brasileiro a ser contemplado com uma bolsa da Open Society Foundations. Também foram selecionados artistas, curadores, produtores culturais e pesquisadores de Botswana, Jamaica, Nigéria, Palestina, Síria e Estados Unidos. Cada artista terá um ano e meio para desenvolver projetos que se debrucem sobre temas como diáspora e migração.

Em entrevista à Folha de São Paulo, Tiago falou sobre como pretende desenvolver este novo projeto. Abaixo segue um trecho da matéria, que pode ser lida na íntegra AQUI.

“No programa, Sant’Anna pretende dar continuação às obras que ele vem desenvolvendo há três anos em engenhos de açúcar abandonados do Recôncavo Baiano. Neles, ele usa açúcar e o próprio corpo para apontar tensões raciais e refletir sobre como elas ainda se perpetuam.

Agora, afirma o artista, nascido naquela região, ele pretende visitar ao menos uma dezena de outros engenhos naquele território e realizar novas performances e objetos com base neles. Além disso, seu plano prevê a interação com comunidades vizinhas aos engenhos e uma publicação.

O projeto culminará numa grande exposição individual em Salvador no ano que vem, a maior de Sant’Ana até agora —ele já apresentou individuais no Museu de Arte da Bahia, em Salvador, no Paço Imperial, no Rio de Janeiro, e no Senac Lapa Scipião, em São Paulo.”

SOBRE TIAGO SANT’ANA
Foi professor substituto do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos da UFBA entre 2016 e 2017. Integra o NUCUS – Núcleo de pesquisa em Cultura e Sexualidade. Na universidade, desenvolve pesquisa nas áreas de arte e dissidências sexuais e de gênero – com ênfase nos estudos queer e decolonialidades. Como artista, pesquisa a linguagem da performance, participando de exposições nacionais e internacionais – a exemplo de “Histórias afro-atlânticas” (MASP e Instituto Tomie Ohtake, São Paulo, 2018), “Axé Bahia: The power of art in an afro-brazilian metropolis” (Fowler Museum at UCLA, Los Angeles, 2017), “Negros indícios” (Caixa Cultural, São Paulo, 2017), “Orixás” (Casa França-Brasil, Rio de Janeiro, 2016) e “Reply All” (Grovesnor Gallery, Manchester, 2016). Tem experiência com crítica e curadoria nas Artes Visuais. Foi curador-assistente da 3a. Bienal da Bahia (2014), além de ter organizado mostras como “Kaurís” (2019), “Vamos de mãos dadas” (2018), “Campo de Batalha” (2017) e “Future Afro Brazil Visions in Time” (2017). (texto retirado do Lattes)

Para conhecer mais sobre a atuação artística de Tiago Sant’Ana: https://tiagosantanaarte.com/

Performance ‘Refino 2’