IHAC Digital ao vivo – 05/08 | 15h – Seminário “O ensino da dança de María Fux: fundamentos e práticas”

No dia 5 de agosto (quarta-feira), das 15h às 16h30, acontece o Seminário “O ensino da dança de María Fux: fundamentos e práticas”. Na ocasião, Déborah Maia de Lima apresentará a sua pesquisa de doutorado. A atividade é uma proposta dos grupos de pesquisa GIPE-Corpo (IHAC/UFBA) e Poéticas do Corpo e Saberes Populares (UFSB).

Mais informações sobre a atividade:
A tese “L’enseignement de la danse de María Fux: fondements et pratiques”, defendida por Déborah Maia de Lima, na Université du Québec à Montréal (Canadá) em co-tutela com o PPGAC da UFBA (Brasil), descreve e analisa em profundidade os recursos pedagógicos e as bases conceituais da pedagogia do ensino da dança da artista-pedagoga argentina María Fux, criadora da chamada Danzaterapia, método María Fux.

O Seminário que acontecerá no dia 05 de agosto é a abertura de um workshop que, ao longo de outros três encontros, refletirá sobre aspectos da vida e obra de María Fux.

Programação – Workshop O ensino da dança de María Fux: fundamentos e práticas

12/08/2020 – 15h às 17h
. Contexto de vida de María Fux
. Valores e concepções de María Fux
. Fundamentos de sua pedagogia
. Laboratório de movimento

19/08/2020 – 15h às 17h
. Prática de ensino de María Fux: Os seis Recursos pedagógicos utilizados por María Fux e suas estratégias de ensino
. Laboratório de movimento

26/08/2020 – 15h às 17h
.  Estruturação da aula de María Fux
. Quatro momentos-chave de uma aula (Encontro com os alunos; Ativação no pequeno espaço; Movimentação no grande espaço; Improvisação para integrar a experiência do movimento dançado)
. Cena do curso (empatia cinestésica e o espaço transicional)

INSCRIÇÕES: Os interessados devem se inscrever através do e-mail gipe.corpo@gmail.com até o dia 7 de agosto 2020. Apenas os inscritos receberão o link da sala online onde acontecerá o workshop.
Atenção! Para o seminário de abertura, que será transmitido ao vivo no IHAC Digital, não é necessário fazer inscrição. Basta entrar no site e acompanhar a transmissão.

Autora da tese:
Déborah Maia de Lima – Estudante e Danzaterapeuta formada por María Fux
Supervisoras: Dra. Caroline Raymond (Departamento de dança da UQAM) e Dra. Eloisa Domenici (Departamento de Artes Cênicas da UFBA)

Atividades promovidas pelos grupos de pesquisa GIPE-Corpo (UFBA) e Poéticas do Corpo e Saberes Populares (UFSB).