Revista Periódicus publica sua décima terceira edição

A Revista Periódicus acaba de lançar a sua décima terceira edição, com o dossiê Masculinidades contemporâneas em disputa, organizado pelos pesquisadores Djalma Thürler (UFBA) e Benedito Medrado (UFPE). Treze textos tratam de diversas expressões e identidades masculinas (trans, cisgêneras, negras, transviadas, entre outras). O dossiê pode ser acessado AQUI.

A Periódicus prioriza a publicação de textos que dialogam com estudos sobre gêneros e sexualidades a partir de perspectivas dissidentes e/ou indisciplinadas, especialmente estudos feministas, queer, transfeministas, anti-racistas e anti-coloniais. A publicação faz parte do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Culturas, Gêneros e Sexualidades (NuCuS), vinculado ao Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos e ao Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade, da Universidade Federal da Bahia.  A revista é editada pelos pesquisadores Leandro Colling, Helder Thiago Maia e Matheus Araújo dos Santos, integrantes do NuCuS. Leandro Stoffels é o assistente de edição e as capas e projeto gráfico são de Adriano Gentil.

A décima quarta edição deverá ser lançada até o final do ano, com o dossiê “Dissidências sexuais e de gênero nas religiões: precisamos mesmo desse tal religare?”, que está sendo organizado por Luciana Duccini, Claudenilson Dias, Felipe Rocha (Universidade Federal da Bahia), Sidnei Nogueira(Ile Ara-SP/Brasil). As chamadas de textos para os dossiês de 2021 serão divulgadas em breve.