Colóquio Internacional 60 anos de Evando Nascimento

O IHAC Digital transmitiu o Colóquio Internacional “60 anos de Evando Nascimento – O Pensamento da Cultura: Literatura, Filosofia, Artes & Tradução”. Ao longo de três dias de intensa programação (11, 12 e 27 de agosto), intérpretes brasileiros(as) e internacionais discutiram e celebraram a obra do homenageado.

Clique AQUI e assista todas as atividades do Colóquio.

SOBRE O EVENTO:
Escritor, ensaísta, professor universitário, artista visual. Nascido em 1960, na cidade de Camacã, no sul da Bahia, Evando Nascimento arquitetou uma literatura híbrida a partir da insígnia do diário.

Para prestar homenagem aos 60 anos de Evando Nascimento, o evento propôs um percurso através da desordem de suas inscrições. Movendo-se entre a ficção, a crítica e a teoria, os escritos pensantes do autor tocaram nos mais variados temas:

1- as relações entre humanos, animais, coisas e plantas;
2- a convergência dos gêneros textuais e sexuais;
3- a antropofagia e a (in)dependência cultural;
4- a relação entre palavras e imagens;
5- as máscaras do autor/ator: a biografia, a autobiografia, a bioficção, a autoficção e a alterficção como performance;
6- as literaturas pensantes e as escritas pensantes;
7- a arte da tradução e a estética da emulação;
8- o relato e o testemunho: ficções poéticas e narrativas.

Essas são matérias que circulam pela obra de Evando, acolhendo leitores para interatuarem em suas dobras ficcionais, com aspectos eminentemente estéticos, políticos e éticos.

O evento foi promovido pela Casa de Leitura Dirce Cortês Riedel e Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); pelo Programa de Graduação em Literatura e Cultura, Pós-Graduação em Relações Internacionais e Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC), da Universidade Federal da Bahia (UFBA).