Segunda jornada do Colóquio “60 anos de Evando Nascimento” acontece nesta quinta (27)

O IHAC Digital transmitiu nos dias 11 e 12 de agosto a primeira jornada do Colóquio Internacional “60 anos de Evando Nascimento – O Pensamento da Cultura: Literatura, Filosofia, Artes & Tradução”. Na próxima quinta-feira, dia 27, a partir das 10h, acontece a segunda jornada do evento, que será transmitida ao vivo através do http://ihacdigital.ufba.br/.

SOBRE O EVENTO:
Escritor, ensaísta, professor universitário, artista visual. Nascido em 1960, na cidade de Camacã, no sul da Bahia, Evando Nascimento arquitetou uma literatura híbrida a partir da insígnia do diário.

Para prestar homenagem aos 60 anos de Evando Nascimento, propõe-se um percurso através da desordem de suas inscrições. Movendo-se entre a ficção, a crítica e a teoria, os escritos pensantes do autor tocam nos mais variados temas. Este evento busca trazer alguns deles à tona para discussão:

1- as relações entre humanos, animais, coisas e plantas;
2- a convergência dos gêneros textuais e sexuais;
3- a antropofagia e a (in)dependência cultural;
4- a relação entre palavras e imagens;
5- as máscaras do autor/ator: a biografia, a autobiografia, a bioficção, a autoficção e a alterficção como performance;
6- as literaturas pensantes e as escritas pensantes;
7- a arte da tradução e a estética da emulação;
8- o relato e o testemunho: ficções poéticas e narrativas.

Essas são matérias que circulam pela obra de Evando, acolhendo leitores para interatuarem em suas dobras ficcionais, com aspectos eminentemente estéticos, políticos e éticos.

Foram convidados(as) intérpretes brasileiros(as) e internacionais, de várias instituições, a participar de dois blocos de atividades:
Jornadas I: dias 11 e 12/08/20
Jornada II: dia 27/08/20

O evento é promovido pela Casa de Leitura Dirce Cortês Riedel e Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); pelo Programa de Graduação em Literatura e Cultura, Pós-Graduação em Relações Internacionais e Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC), da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Programação atualizada do dia 27/08:

0
Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *