IHAC Digital ao vivo – 01/10 | 18h30 – Território e Direito à Cidade

“Território e Direito à Cidade” é o tema da aula-live que acontece nesta quinta-feira (1/10), às 18h30, com transmissão ao vivo pelo IHAC Digital. Qual a cidade que queremos? Que cidade estamos construindo? São algumas perguntas que moverão nosso bate-papo que se inicia com a exibição do documentário “Mulheres de Alagados: um canto negro para a liberdade”. O doc conta a trajetória de mulheres negras do território de Itapagipe que encontraram no Coral Mulheres de Alagados um espaço de resistência e fortalecimento individual e coletivo para enfrentar o cotidiano da comunidade em que vivem.

Após a exibição, contaremos com a presença de três das protagonistas do documentário: Elza Cândida Barros, Maria do Amparo Jesus Santana e Ana Suely Moraes. Também participam do encontro Ana Carine Oliveira do Nascimento, do Centro de Arte e Meio Ambiente (CAMA), Benilda Brito, do Odara – Instituto da Mulher Negra e Gabriel Dias, produtor audiovisual, integrante da Rede de Protagonista de ação em Itapagipe (REPROTAI) e responsável pela direção de fotografia e câmera do documentário. “Mulheres de Alagados: um canto negro para a liberdade” é uma produção do CAMA, em parceria com Comissão de Articulação dos Moradores da Península de Itapagipe (CAMMPI), Odara – Instituto da Mulher Negra e a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER).

Além desses nomes, também participará do espaço, Vaguiner Bráz – representante do Coletivo Cutucar. O Cutucar é composto por jovens artistas moradores do Subúrbio Ferroviário de Salvador. Os participantes do coletivo se integraram por afinidades e por uma ideia em comum: olhar a comunidade pelo processo colaborativo, ampliando os limites transformadores da linguagem e da experiência artística e comunitária, usando a fotografia, a poesia e o audiovisual como forma de arte educação para aproximar crianças e adultos à diversas referências poéticas e de imagens.

O evento está sendo promovido pelo componente curricular Tópicos Especiais em Cultura I: A Periferia é o Centro: Ofensivas Culturais Emancipadoras – ministrado pelo docente Carlos Bonfim, pela jornalista e pesquisadora Bruna Hercog juntamente com Natureza França, Carol Garcia, Marise Urbano, José Eduardo Ferreira, Márcio Bacelar, Alex Hercog, Marcos Paulo Silva e Laura Castro – em parceria com o projeto Rede ao Redor.

Transmissão ao vivo, às 18h30, pelo www.ihacdigital.ufba.br.

0
Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *