Site do Laboratório de Pesquisas Balaio Fantasma reúne informações sobre suas produções acadêmicas e artísticas

O Laboratório de Pesquisas Balaio Fantasma, coordenado pela professora Paola Barreto (IHAC/UFBA), divulga o lançamento do seu site, um espaço que reúne as pesquisas, realizações, extensões e outras atividades desse coletivo. 

http://www.balaiofantasma.ihac.ufba.br/

SOBRE O BALAIO FANTASMA
O laboratório de pesquisa Balaio Fantasma é coordenado pela artista pesquisadora Paola Barreto, Professora Adjunta desde 2017 no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos, na Universidade Federal da Bahia, em Salvador. A equipe é composta essencialmente por estudantes do Bacharelado Interdisciplinar em Artes, além de pesquisadores colaboradores de outros cursos da graduação e pós da UFBA.  

O que fazemos
Os projetos do laboratório atuam na interface entre produção artística e práticas decoloniais, com foco em territórios físicos e simbólicos que resistem a processos de invisibilização ou apagamento. Os resultados desdobram-se entre intervenções urbanas, projeções audiovisuais, eventos transdisciplinares e publicações acadêmicas, articulando ensino, pesquisa e extensão.

A fantasmagoria
A fantasmagoria é o conceito chave que orienta esse trabalho de memória e afeto, como uma tecnologia para a leitura de sinais e signos inscritos em corpos, objetos e ruínas. Para “acordar” os fantasmas desenvolvemos metodologias próprias, orientadas por pesquisas de campo, entrevistas com fontes primárias, diálogos interespecíficos e derivas psicogeográficas, entre outras ferramentas.

Como fazemos
Ações de graffiti e caminhadas sonoras, projetos de arte generativa e sistemas híbridos, pesquisas em arqueologia de mídias e ancestralidade, ensaios de ficção especulativa e vídeo vigilância; a lista de realizações é extensa e variada. Navegue pela barra do menu para conhecer um pouco mais sobre nós. Desde 2018 o laboratório está associado ao Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas: corpoaudiovisual.

O BALAIO FANTASMA NO SEMESTRE SUPLEMENTAR
Vamos oferecer dois componentes no Semestre Suplementar: Tópicos Especiais em Arte e Tecnologia (HACB13), em colaboração com o Professor Cristiano Figueiró; e Tópicos Especiais em Cultura (HACA 42) em colaboração com a Professora Laura Castro. Estamos encarando o desafio do trabalho remoto como oportunidade para testar metodologias, experimentações e formas de trabalhar junto.

Em HACA42, que servirá como equivalência para HACA49 e HACA04, trabalharemos especificamente a arte como campo de mediação de questões sociais, políticas e ambientais. O trabalho da componente poderá se articular com a pesquisa Assombrações Pandêmicas.

Em HACB13 o foco será em estéticas, poéticas e éticas de bancos de dados, e suas formas de visualização e sonificação. O trabalho na componente poderá se articular com a pesquisa Pergunte às árvores e seus desdobramentos, que incluem a participação no openlab HiperOrgânicos, organizado pelo Núcleo de Arte e Novos Organismos – NANO/ UFRJ.

Para maiores informações sobre o programa completo das componentes, clique na aba Tópicos Especiais contida em Ensino em nosso menu de navegação.

Fonte: http://www.balaiofantasma.ihac.ufba.br/semestresuplementar/

0
Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *