Webinar “Ética e colaboração jornalística na cobertura de conflitos na Amazônia” acontece nesta terça (27)

Na próxima terça-feira (27), às 10h30, acontece o webinar “Ética e colaboração jornalística na cobertura de conflitos na Amazônia” acontece nesta terça (27). O professor do IHAC Felipe Milanez participará do debate. O evento é gratuito e a inscrição pode ser feita AQUI.

Sobre o evento:
A Amazônia vem ganhando grande destaque na imprensa nacional e internacional. Em um contexto marcado por múltiplos conflitos, as equipes de reportagens de outras regiões e países dependem do apoio de jornalistas e comunicadores locais, que têm maior familiaridade com o território, para identificar boas histórias, circularem com maior segurança e produzirem suas pautas. Essa relação de colaboração entre repórteres de fora e os fixers (ou local reporting counterparts) é determinante, porém muitas vezes invisibilizada, expondo tensões éticas próprias da profissão.

Na perspectiva de contribuir com o debate sobre o tema, a RSF, o Centro Pulitzer e o Instituto de Humanidades da UFBA promovem uma roda de conversa sobre ética e colaboração jornalística na cobertura de conflitos na Amazônia. Entre os assuntos em destaque, a vulnerabilidade dos jornalistas locais diante dos riscos de represália por parte de grupos de poder, questões de preservação e proteção de fontes ameaçadas de morte, a precarização das relações de trabalho, a ausência de reconhecimento e a manutenção de olhares e relações coloniais na produção jornalística.

Participantes:
— Lilo Clareto (fotojornalista e fixer)
— Sam Cowie (correspondente estrangeiro)
— Mariana Della Barba (editoria, Repórter Brasil)
— Cicero Pedrosa Neto (repórter multimídia, fixer, e colaborador, Amazônia Real)
— Felipe Milanez (profesor do IHAC/UFBA e colunista da CartaCapital) – Moderador

Este webinar é co-organizado pela Amazon RJF, Repórteres sem Fronteiras (RSF), Grupo de Trabajo Ecologias Políticas e pelo Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos (UFBA).