Labmundo e Rede Co-Vida/Fiocruz promovem debate sobre “Geopolítica das Vacinas”
O Laboratório de Análise Política Mundial – Labmundo, em parceria com a Rede Co-Vida/Fiocruz, promove na próxima quinta-feira, 17 de junho, um debate sobre a Geopolítica das Vacinas, tema de indiscutível centralidade mundial diante da crise sanitária atual.
A distribuição e inoculação das vacinas contra a Covid-19 tem explicitado um sério problema de direitos humanos: segundo a OMS, 75% das doses dos imunizantes estão concentradas em apenas 10 países, e a quantidade produzida até hoje daria para ter vacinado todos os idosos e profissionais de saúde do mundo, as duas categorias que mais morreram na pandemia.
Nesse cenário, tem aumentado a pressão por quebra de patentes como solução para este problema a longo prazo e os questionamentos sobre o papel da OMS e do mecanismo Covax/Facility na redução dessas desigualdades, que tem o objetivo de garantir uma distribuição mais igualitária das vacinas no mundo.
A atividade acontece às 16h, no webinário “Covid-19: geopolítica das vacinas”. A transmissão será realizada através do canal do Cidacs/Fiocruz no YouTube.