Pós-cultura lança projeto que irá integrar pesquisas e atividades de ensino e extensão sobre a cultura em tempos sombrios
Dilemas e perspectivas da cultura no Brasil em tempos sombrios (2016-2022). Esse é o título de um projeto integrador de pesquisa, ensino e extensão que acaba de ser lançado por docentes do Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade (Pós-cultura), em parceria com pesquisadores/as do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT) e de diversos grupos de pesquisa vinculados ao Pós-cultura/UFBA e de outras instituições de ensino. A proposta é a de integrar pesquisas em andamento nas três linhas do Pós-cultura (Arte, Desenvolvimento e Identidade) para pensar especificamente sobre a cultura brasileira da atualidade, marcada por retrocessos e conservadorismos, mas também por reações, produzidas por integrantes do campo da cultura, a essa situação dramática pela qual o país atravessa.
O projeto integrador prevê a publicação de um livro, em 2022, com os primeiros resultados das pesquisas, uma série de atividades de extensão nos próximos semestres e o oferecimento de um componente curricular optativo, a ser ministrado pelo conjunto de docentes, no segundo semestre de 2022, no próprio Pós-cultura. Além de 15 docentes do Pós-cultura, o projeto também contará com a participação de discentes de doutorado e mestrado, egressos e estudantes de iniciação científica. A equipe ainda está sendo formada e em breve todos os detalhes deverão ser disponibilizados no site do Pós-cultura – https://poscultura.ufba.br/
A ideia inicial do projeto integrador partiu do trabalho de elaboração do Planejamento Estratégico do Pós-cultura para a quadrienal 2021-2024. Uma das lacunas identificadas no planejamento apontava sobre a necessidade de uma maior articulação entre docentes e discentes que integram grupos e projetos das três linhas de pesquisa do Programa. Por isso, além de desenvolver estudos relevantes e vitais sobre o tema da cultura no Brasil atual, o projeto integrador também tem como objetivos articular academicamente professores/as, estudantes e egressos do Pós-Cultura; incorporar e colaborar na formação de estudantes de graduação; aprimorar debate acadêmico e troca intelectual no âmbito do Pós-Cultura; articular atividades de ensino, pesquisa e extensão e estimular a elaboração de novos projetos integradores no Pós-Cultura.