Tiganá Santana é o convidado do próximo encontro IMAGINANDO COM…

Na próxima quinta-feira, 30 de setembro de 2021, às 11h, o laboratório IMAGINAR MUITO MESMO (@imaginarmuitomesmo), coordenado por Sheila Ribeiro (IHAC/UFBA) receberá Tiganá Santana, filósofo, músico e professor (BA), no contexto dos encontros públicos semanais IMAGINANDO COM. Tiganá Santana nos conduzirá num navegar entre “Tempo, Permanência e Variações”, um mergulho em frequências e cosmologias negras profundas, para tecer pensamentos sobre o atual momento e imaginar/sonhar/projetar futuros que nos contemplem!

A arte da divulgação foi construída pela artista e estudante do Bacharelado Interdisciplinar em Artes (BI-Artes/UFBA), Flora Benedito.

TIGANÁ SANTANA (@tiganasantanaoficial)

Transitando entre a academia e as artes, Tiganá Santana desenvolve um trabalho sensível e potente como músico, compositor, instrumentista e poeta, além da docência no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos – IHAC/UFBA. Ele será o primeiro convidado do Laboratório que é também membro do IHAC/UFBA, fazendo com que o grupo de pesquisa estude/entenda mais o imaginário do próprio Instituto.

A ancestralidade se inicia na precedência mas é ativada na presença” (Tiganá Santana – ‘Perfil e Opinião’, 2020). Tiganá tem sua sonoridade pautada na diáspora negra. Foi o primeiro brasileiro a compor canções nas línguas tradicionais africanas kikongo e kimbundu (idiomas da Angola e do baixo Congo). O compositor tenta sempre resgatar memórias que não podem ser perdidas em sua arte, seja na música, nos poemas e também na sua carreira docente. 

Album Vida-Código, Tiganá Santana:

Site https://tiganasantana.net/ 

IMAGINANDO COM…

O laboratório IMAGINAR MUITO MESMO estuda e aplica transculturalidade, interdisciplinaridade, design de futuro próximo e sociologia do imaginário, trazendo para as conversas pessoas de representatividade cultural em várias vertentes. Os encontros públicos IMAGINANDO COM… acontecem sempre às quintas-feiras, a partir das 11h, com transmissão ao vivo no IHAC Digital (ihacdigital.ufba.br).

A autoria do texto de divulgação é de Marianna Quintanilha e Elaine Soares, artistas e estudantes do BI em Artes (IHAC/UFBA).