CRIATIVIDADE COMO PRÁTICA: perspectivas e desafios para a pesquisa em administração.
Autores: Pérola Cavalcante Dourado e Eduardo Paes Barreto Davel (Universidade Federal da Bahia (UFBA), Escola de Administração, Núcleo de Pós-Graduação em Administração)
Resumo: A criatividade é precursora de inovação nas organizações, economias e sociedades contemporâneas. Entretanto, é necessário o conhecimento integrado e atualizado sobre a produção acadêmica, devido à dispersão de enfoques existentes e ao desengajamento com a epistemologia da prática. O objetivo desta pesquisa consiste em mapear e integrar a produção acadêmica sobre criatividade organizacional, propondo sua renovação conceitual com base na epistemologia da prática. O método é baseado em levantamento e análise da produção acadêmica nacional e internacional sobre criatividade organizacional e epistemologia da prática. Os resultados consistem em um conjunto de categorias de concepções da criatividade que permite integrar as pesquisas em Administração e uma proposta estruturada de renovação conceitual a partir da epistemologia da prática. Os resultados contribuem para o avanço da pesquisa em criatividade com a elaboração de um conjunto integrado de concepções sobre a criatividade organizacional e a articulação da criatividade com a perspectiva da prática, ampliando a compreensão do conceito e propondo um caminho conceitual-teórico para renovar e alimentar pesquisas futuras.
Palavras-chave: criatividade, prática, epistemologia da prática, administração, estudos organizacionais.
Periódico: RAE-Revista de Administração de Empresas.
Clique AQUI para acessar o artigo na íntegra.