Simpósio “Mestrado Prof-Artes: da aula de música na escola para a pesquisa na universidade”

Autores:
Simone Marques Braga
Universidade Estadual de Feira de Santana/Universidade Federal da Bahia
ssmmbraga@uefs.br

Emília Silva de Sousa
Universidade Federal da Bahia
sousaemi@gmail.com

Helenise da Cruz Conceição
Universidade Federal da Bahia
helenise.cruz@gmail.com

Ednaldo Rodrigues dos Santos
Universidade Federal da Bahia
ednaldonet@gmail.com

Resumo: De acordo com a LDB 9394, a educação básica brasileira é obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos de idade, organizada nas etapas educação infantil, ensino fundamental e médio. Em relação a esta última, pode ser ofertada para o exercício de profissões técnicas, através da educação profissional técnica de nível médio, desenvolvida articulada com o ensino médio e/ou subseqüente, em cursos destinados a quem já o tenha concluído. Com o intuito de contribuir com a melhoria destas etapas e modalidades do ensino das escolas públicas de educação básica brasileira, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) passou a oferecer mestrados profissionais para professores em exercício na rede pública, através do Programa de Mestrado Profissional para Professores da Educação Básica (ProEB). Como resultados, a iniciativa tem fomentado junto aos profissionais a aproximação com a atividade da pesquisa, além de ampliar os objetos a serem investigados por meio de variadas práticas docentes, nas diferentes etapas e modalidades de ensino. Sobre esta aproximação, há argumentos de autores da área que a defendem para que a atividade da pesquisa se consolide como prática social (Araújo, 2014; Del Ben, 2010). Assim, o objetivo deste simpósio é apresentar pesquisas realizadas neste contexto, ou seja, desenvolvidas por professores de música da educação básica, vinculados ao Mestrado Profissional em Artes da Universidade Federal da Bahia. Das investigações apresentadas duas, já concluídas, foram desenvolvidas em Cursos Técnicos de Instrumentos Musicais, enquanto que a terceira, ainda em andamento, tem como campo empírico aulas de Música no Ensino Fundamental.

Palavras-chave: Escola, Mestrado Profissional em Artes, Práticas Pedagógicas Musicais.