Websérie “NuCuS Conecta”

Existe ideologia de gênero? O que significa queer? Qual a diferença entre pessoas cisgêneras e transgêneras? O que é identidade de gênero? Como deve ser o ensino da sexualidade na escola? O que é sexualidade? Como acontecem pesquisas científicas no campo do gênero e da sexualidade?

Respostas para algumas dessas perguntas podem ser conferidas na websérie “NuCuS Conecta“, iniciativa que conta com a participação de pesquisadores experientes das linhas de investigação do NuCuS – Núcleo de Pesquisa e Extensão em Culturas, Gêneros e Sexualidades, um dos grupos pioneiros desses estudos no Brasil, vinculado à Universidade Federal da Bahia.

O NuCuS Conecta é uma web série com seis entrevistas que colabora para que pessoas compreendam discussões sobre gênero, sexualidade e raça e a relação desses temas com diversas esferas da vida como feminismo, educação, cidades e artes. Dessa forma, esse conteúdo contribui no combate às opressões de gênero, sexualidade e suas interseccionalidades, configurando-se como instrumentos pedagógicos para subsidiar os debates nesses campos em escolas e cursos de aperfeiçoamento.

Sobre os programas:

Os seis programas terão como temas “Artivismos das dissidências sexuais e de gênero no Brasil”, “Gênero e sexualidade na educação”, “Questões trans e Intersexo”, “Subjetividades e racialidades”, “Cidades e corpos dissidentes” e “Lesbianidades e interseccionalidades”. Os temas surgiram a partir de discussões levantadas dentro do próprio NuCuS e que possuem, na atualidade, relevância para a comunidade LGBTQIA+.

“A produção de conhecimento também consiste em uma forma de ativismo e política. Apesar de diferente do ativismo político mais conhecido, com o qual a academia precisa dialogar mais, a produção de conhecimento também pode e deve incidir politicamente para o respeito aos direitos humanos”, explica David Souza. “Os programas trazem a complexidade das discussões de gênero e sexualidade como uma outra possibilidade de reflexão e de maneira simples, para que todos possam compreender o que estamos falando e estudando”, completa o coordenador do projeto.

Os programas podem auxiliar professores, pesquisadores e pessoas comuns em discussões introdutórias sobre gênero e sexualidade em salas de aula e cursos de formação. Os vídeos também visibilizam pessoas que atuam contra (e também sofrem) violências institucionais, físicas e simbólicas por conta de suas identidades de gênero e sexualidades dissidentes. “O NuCuS Conecta também vai tornar conhecido as dinâmicas, os processos de atuação, assistência e projetos que o Núcleo realiza em mais de uma década de atuação, tanto em nível local como nacional”, defende.

Episódio 1: Estudos trans, travestis e intersexo – com Fêrnande Santos
A entrevista trata dos processos socioculturais vivenciados por pessoas trans, travestis, intersexo, incluindo identidades/expressões de gênero não binárias e não ocidentais. Fêrnande Santos, 23 anos, prete, não-binárie e pansexual. Graduando do Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades, é pesquisador integrante das linha do NuCuS, a LIF (Linha de Lesbianidades, Interseccionalidades e Feminismos), e a TTI (Linha de Estudos Trans, Travestis e Intersexo) onde atua como coordenadore. Artista e ativista das questões de raça, gênero e sexualidade, integra os coletivos TransUFBA, De Trans pra Frente, Motin e Fervu Profanu. 
ASSISTA AQUI

Episódio 2: Gêneros e sexualidades na educação – com Izaura Cruz
O programa fala sobre as pesquisas e atividades de extensão a partir das relações entre a diversidade sexual e de gênero, seus atravessamentos de raça/etnia, classe social e geração, e o campo da educação. Izaura Santiago da Cruz é Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará. É especialista em Sexualidade Humana, pela UNESA-RJ, Mestre e Doutora em Ensino Filosofia e História das Ciências pela UFBA/UEFS. Atualmente é professora Adjunta da Faculdade de Educação e também atua como Coordenadora de Ações Afirmativas, Educação e Diversidade da Universidade Federal da Bahia. Pesquisadora do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher – NEIM/UFBA e do NuCuS. Atuou também como Coordenadora de Área e Coordenadora Institucional, na UFBA, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES). Realiza pesquisas nas áreas de Educação, Gênero e Sexualidades atuando principalmente nos seguintes temas: formação docente;  gênero, ciência e educação; educação sexual; educação, diversidade, ações afirmativas.
ASSISTA AQUI

Episódio 3: Lesbianidades, interseccionalidades e feminismos – com Sanara Rocha
A entrevista mostra como as pesquisas acadêmicas e trabalhos de extensão têm como enfoque as lesbianidades e os estudos das racialidades, com vertentes político teóricas dos pensamentos lésbicos. Sanara Rocha é feminista negra e artista interdisciplinar com campo de atuação nacional e internacional. É mestre em cultura e sociedade pelo Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade (IHAC/UFBA). Dedica-se ao desenvolvimento de duas pesquisas poéticas: “Narrativas Fósseis” e “Futurismo Amefricana” que se respaldam nos estudos de gênero e nas epistemes afro-futuristas para pensar forjar uma poética que parte da ideia de um afro-futurismo brasileiro. É ex-integrante do grupo NATA onde atuou como musicista. Atualmente integra a LIF do NuCuS e coordena a plataforma multidisciplinar Futurismos Ladino Amefricanas.
ASSISTA AQUI

Episódio 4: Processos de subjetivação, raça, gêneros e sexualidades – com David Souza
O programa traz reflexões sobre processos de subjetivação com ênfase nas identificações raciais, sexuais e de gênero, com enfoque nas biopolíticas e governamentalidades da era neoliberal. David Souza é Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Cultura e Sociedade na Universidade Federal da Bahia (UFBA), Bacharel em Humanidades pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), desenvolve pesquisa na área dos estudos de sexualidade, gênero, corpo e educação – com ênfase nos estudos queer e artivismo. Foi bolsista PIBIC/Fabesp (2011/2012), (2013/2014), bolsista PROEXT (2014/2015), bolsista PROAE (2016), bolsista CAPES (2018/2019), integra o NuCuS desde 2011 onde coordena a linha de pesquisa de Processos de subjetivação, raça, gêneros e sexualidades.
ASSISTA AQUI

Episódio 5: Artes, gêneros e sexualidades – com Leandro Colling
O entrevistado analisa as relações entre as artes, em suas variadas linguagens, e as dissidências sexuais e de gênero. Leandro Colling é professor associado do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC) Professor Milton Santos, professor permanente do Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo, da Universidade Federal da Bahia, e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais (PPGCHS), da Universidade Federal do Oeste da Bahia. É um dos criadores e integrante do NuCuS, organizou diversas publicações sobre o tema e é autor de livros como: “Que os outros sejam o normal: tensões entre movimento LGBT e ativismo queer” e “A vontade de expor – arte, gênero e sexualidade”, todos editados pela Editora da Universidade Federal da Bahia. 
ASSISTA AQUI

Episódio 6: Corpos, cidades e territorialidades dissidentes – com Eduardo Rocha
A entrevista demonstra como acontecem as investigações sobre corpos dissidentes nas cidades com questões de gênero, raça, sexualidade, meio ambiente, mobilidade, dentre outros assuntos. Eduardo Rocha é graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Fortaleza (2004), tem mestrado em Urbanismo (PROURB_UFRJ – 2007) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU_UFBA – 2012). Durante o doutorado, realizou estágio na cidade de Paris, enquanto bolsista PDDE-CAPES, no Laboratoire Architecture/ Anthropologie, o qual é vinculado à École Nationale Superieure Architecture Paris La Vilette. Em 2015, ingressou em pesquisa de pós-doutorado junto ao grupo de pesquisa Laboratório Urbano do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia. Atualmente é professor adjunto do curso de arquitetura e urbanismo da Universidade Federal da Bahia, onde atua como pesquisador com ênfase em história e teoria da Arquitetura e Urbanismo e foco nos seguintes temas: apropriação do espaço, experiência urbana, produção de narrativas urbanas, corpo, sexualidades e cidade.
ASSISTA AQUI