Dança, cinema e curadoria no Sábado das Artes
O próximo Sábado das Artes se tornará uma encruzilhada para o campo das artes com a dança de Lia Robatto, o cinema de Pola Ribeiro e a curadoria de Daniel Rangel. A conversa será em torno das carreiras dos convidados e sobre o encontro entre os três, proporcionado pela homenagem a Lina Bo Bardi. O evento acontecerá virtualmente, no próximo sábado (26/03) às 19 horas, no canal da Academia de Letras da Bahia, e do Ihac Digital, no YouTube.
A acadêmica Lia Robatto, o diretor Pola Ribeiro e o curador Daniel Rangel tiveram seus caminhos cruzados pela ilustríssima Lina Bo Bardi, cuja arquitetura transcende para a arte na performance coreografada por Lia, a convite de Daniel e transformada em filme, dirigido por Pola, em uma homenagem à arquiteta que projetou o Museu de Arte Moderna da Bahia.
Desse encontro surgiu a ideia de falar sobre a pesquisa e curadoria em arte, campo de atuação do curador e pesquisador Daniel Rangel, e sobre o cinema e a linguagem cinematográfica, arte na qual o atual diretor do MAM, Pola Ribeiro, tem frutífera experiência. A coreógrafa Lia Robatto, anfitriã do Sábado das Artes na Academia, mediará a conversa que também falará sobre a homenageada do filme Dona Lina por Dona Lia, a arquiteta e gestora cultural Lina Bo Bardi, que hoje nomeia uma sala de pesquisa permanente no Museu de Arte Moderna da Bahia.
O Sábado das Artes é um programa de aproximação e diálogo da Academia de Letras com a área das artes. O bate-papo online reúne artistas para falar sobre suas inspirações, a relação com a literatura, conceitos estéticos e éticos, processos de trabalho, seus sonhos e utopias. O projeto tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia. O IHAC Digital é parceiro do projeto, transmitindo ao vivo toda a sua programação.