Israel Kislansky no Sábado das Artes na ALB
O Sábado das Artes na Academia retornou em junho com o escultor Israel Kislansky como convidado. A conversa, mediada por Lia Robatto e Ordep Serra, aconteceu no dia 18 de junho, e foi transmitida no canal da Academia de Letras da Bahia e do IHAC Digital, no YouTube.
A conversa deste sábado foi em torno das criações de Israel Kislansky, em especial, sobre a sua recente exposição As Bacantes, aberta para visitação até o dia 28 de junho, no Palacete das Artes. As obras inspiradas na Tragédia de Eurípedes marcam o retorno da artista a Salvador, após hiato de quase 10 anos. Por ocasião do seu recém-lançado livro As Bacantes. Tragédia de Eurípedes, o presidente da Academia de Letras da Bahia, Ordep Serra, uniu-se à acadêmica Lia Robatto no comando da entrevista com o escultor baiano, radicado em São Paulo.
Formado em Artes Visuais pela Faculdade Santa Marcelina, Israel Kislansky estudou com nomes como Iole Di Natale, José Antônio Van Acker e Rubens Matuck. Suas obras são, em grande parte, feitas em cerâmica e fundição artística, sendo expostas em São Paulo, Brasília e Santos. Em Salvador, Israel possui duas obras permanentes: a escultura “Esperança”, no pátio central do Hospital Santa Isabel, e a escultura “Mãe Bahia”, localizada no Recanto São Francisco, no Itaigara.
O Sábado das Artes é um programa de aproximação e diálogo da Academia de Letras com a área das artes. O bate-papo online reúne artistas para falar sobre suas inspirações, a relação com a literatura, conceitos estéticos e éticos, processos de trabalho, seus sonhos e utopias. O projeto tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.