Peça “Até Quando?” – ACCS “Promoção da Saúde e Qualidade de Vida”
“Até Quando?” dramatiza situações vividas na comunidade de São Cristóvão, enfatizando o debate de questões relacionadas com a concepção ampliada de Saúde, o Direito à Saúde e as atividades de Promoção da Saúde. A peça tem o intuito de problematizar a realidade vivida pelos moradores do bairro, convocando-os à mobilização, em torno da implementação de políticas que contribuam para a superação das iniquidades sociais.
(Caso não consiga visualizar o vídeo clique aqui)
QUEM SOMOS
Alunas do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde e da graduação em Teatro da Universidade Federal da Bahia. Fomos motivadas pela inquietude, diante das injustiças sociais observadas no cotidiano da vida brasileira, e estimuladas pelo desejo de compartilhar saberes e trocar experiências além dos muros da Universidade, construindo coletivamente a luta pela garantia dos Direitos sociais assegurados pela Constituição Federal de 1988.
A COMUNIDADE
Ao longo de 1 ano, sob orientação da Professora María Caputo, foi realizado Atividade de Extensão Promoção da Saúde e Qualidade de Vida na comunidade de São Cristóvão — Salvador/BA. Foram realizadas atividades inicialmente com os alunos e posteriormente com os pais a partir de questionamentos ‘O que é saúde pra você?’ e ‘Como está a saúde em São Cristóvão?’. E com base nos problemas mais citados foram montadas diversas oficinas: reciclagem, peça teatral, pintura de camisas, grafitagem, jogo de tabuleiro, entre outras. Dessa forma foi realizada uma Feira de Saúde abrangendo prevenção de doenças, promoção da saúde e direitos dos cidadãos. E foram esses atores sociais que nos inspiraram a realizar esse projeto, e desta inspiração surgiu este DVD, que fala da importância da luta do povo pela garantia dos seus direitos e da importância do coletivo, até porque ‘uma andorinha só, não faz verão’.
A PEÇA ATÉ QUANDO
A peça “Até Quando?” é o resultado do projeto de pesquisa/extensão” Promoção da Saúde e Qualidade de Vida em uma Comunidade de Salvador”, da Universidade Federal da Bahia. As alunas foram motivadas a partir de toda trajetória realizada na comunidade de São Cristóvão (Salvador – BA), juntamente com a coordenadora e uma diretora especializada na técnica do “Teatro do Oprimido”. A partir desse diálogo entre universidade-comunidade, o roteiro da peça foi elaborado coletivamente e fundamentado na realidade da comunidade local, baseando-se nos problemas encontrados (acesso aos serviços de saúde, educação, habitação, trabalho, segurança, lazer, entre outros) e na concepção ampliada de saúde, de acordo com o qual a saúde é influenciada por diversas dimensões, sejam elas políticas, sociais, culturais e/ou econômicas. — Com a gravação da peça em 500 cópias de vídeo, espera-se que este produto possa ser utilizado para incentivar outras comunidades a refletirem sobre os seus problemas e necessidades, além de reforçar a necessidade da organização e mobilização em torno da garantia do direito à saúde. Nessa perspectiva, busca-se através da peça, “Até Quando?”, contribuir para a discussão sobre os problemas de saúde existentes e subsidiar possíveis análises, por parte dos cidadãos, sobre a sua realidade social, organização e mobilização comunitária, na defesa e garantia do direito à saúde, funcionando, assim, como uma ferramenta de transformação social.
INTÉRPRETES
Alaíne Nicácio
Andressa Coimbra
Caiusca Uzeda
Camila Carneiro
Cláudia Fontes
Daisy Santos
Eduarda Barbosa
Jhessilly Alvim
Maria Anísia
Mércia Dórea
Nathalia Mota
Natália Badiani
Taiane Assis
ROTEIRO
Coletivo
ILUMINAÇÃO
Allison de Sá
SONOPLASTIA
Júlia Dias
MAQUIAGEM
Taiane Assis
FOTOGRAFIA
Júlia Dias
COLABORADORES
Artur Bernas
Erika Naegel
Fernanda Sampaio
Tainá Pinheiros
Vinícius Macedo
AGRADECIMENTOS
Comunidade de São Cristóvão
Escola Pedro Veloso Gordilho
Secretaria da Cultura do Estado da Bahia
IDEALIZADORA
Profª Drª Maria Constantina Caputo
DIRETORAS
Taína Soares
Vica Hamad