IMAGINANDO COM Jô Souza
O Imaginando Com recebeu no dia 19/10 Jô Souza, referência da moda no Brasil. “Que moda é essa que aparece quando estamos perto dela?” – Com Jô, somos convidados a imaginar muito mesmo as nuances do fazer, do criar, do estar, do ser, do mudar, do negar moda no Brasil, além da indústria, a criação, os perrengues, o glamour, estilo, comportamentos, fases e épocas (upcycling, vintage, trends).
Por trás do que é moda no Brasil – de representações, comércios e representatividades – tem um dedo, um olho, um coração, um cabelo de Jô Souza. A conversa teve transmissão ao vivo no ihacdigital.ufba.br
SOBRE JÔ SOUZA
Jô Souza é baiana nascida em Alagoinhas e criada pelo mundo. Disruptiva, indisciplinada e curiosa, atua como palestrante, pesquisadora e consultora nas áreas da Comunicação, Moda e Imagem. Ensina e coordena três cursos de Pós-graduação no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, nas áreas de Moda e Imagem; além de ensinar na graduação de Comunicação, Artes Cênicas e Cinema.
Formada pela ColorStyle Institute em Color, Proportions and Wardrobe; e em Fit, fabric and alterations and identity; especialista em Criação e Styling de Moda pelo SENAC-SP; em Fashion Image pelo Instituto Marangoni e em Fashion Communication & Promotion, pela Vision du Centre – Saint Martin, ambas em Paris; Mestre e Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Jô vive sem rótulos.
Colaborou com Carol Davidson, da Style Works of Union Square New York; criou a primeira Pós Graduação em Consultoria de Imagem e Estilo e Beleza; e é responsável pelo site “Galeria do conhecimento”, fruto da união dos saberes de experts em gerenciamento de imagem, surgido na cidade de São Paulo como polo de ensino de moda à distância para os profissionais disruptivos de todo o Brasil.
@jo_souza no Instagram.
SOBRE O IMAGINANDO COM
IMAGINANDO COM é o projeto de extensão contínuo vinculado ao Laboratório IMAGINAR MUITO MESMO (CNPq/UFBA – @imaginarmuitomesmo), coordenado por Sheila Ribeiro (IHAC/UFBA). Em parceria com o NEXT/IHAC/UFBA e com transmissão pelo IHAC Digital, convida pessoas de representatividade artística ou cultural como um evento de materialidade artística e estética.
Desde 2021, o IMAGINANDO COM propõe encontros públicos com convidades de representatividade cultural, tendo grande adesão. Uma galáxia de códigos da cultura vem configurando o projeto: arte e nudez na internet, mulheres na eletrônica, tempo e musica, sistemas e transformações, performers escondidos, libido e memoria, crochê, tranças, cinema, dança, arte drag, colagem, isolamento, poesia e aquilo que existe para criar sentido. Quem participa se contamina da constituição desses fazeres e se inspira em imaginários dissidentes.