Ímã: caderno de práticas eprogramas didático-performativo

Organizadores: Laura Castro e Lucas Canavarro.
Áreas: 1. Arte – Ensino 2. Arte indígena 3. Educação básica – Brasil 4. Educadores – Formação 5. Professores de arte – Formação profissional.
Número de Páginas: 148
Publicação: Sociedade da Prensa
Edição: 1ª
Idioma: Português
Local: Salvador, BA. 2025

Sinopse

ÍMÃ – caderno de práticas e programas didático-performativos. Este livro foi compilado a partir de uma experiência didática no Mestrado Profissional em Artes (PROFARTES), na Universidade Federal da Bahia (UFBA), mais especificamente ministrando o componente curricular “Influências Místicas na Artes”. O curso propôs a aproximação de saberes e pedagogias indígenas da escola pública e da educação básica. O desejo desta publicação é o mesmo presente desde o começo da elaboração do curso que deu origem a ela: que possa chegar para educadoras em formação e professoras em formação continuada. O esforço de organizar este material é pensar como ele pode potencializar outras experiências em sala de aula e polinizar as Artes Indígenas na escola, não apenas como obrigatoriedade legal, mas como direito estético, cognitivo e epistêmico. O livro foi organizado pela professora do IHAC, Laura Castro e pelo professor, doutorando do PPGAV/UFBA, Lucas Canavarro, com participação de estudantes do PROFARTES e do PPGAV/UFBA.

A publicação compõe a coleção de materiais desenvolvidos no âmbito da pesquisa em rede “Escolas Vivas: pedagogias territorializadas e materiais didáticos diferenciados para promoção da interculturalidade como política de educação pública”, fomentada pelo Edital Pro-humanidades (UFBA/CNPq).