Das Ações Afirmativas à Pluralidade Epistêmica nas Universidades Brasileiras
No dia 11 de abril de 2025 (sexta-feira), às 10h, aconteceu no Auditório 1 do PAF-V, no campus de Ondina da UFBA, a Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade – PPGEISU.
O evento teve como tema “Das ações afirmativas à pluralidade epistêmica nas Universidades brasileiras” e contou com as participações de Kabengele Munanga (Professor Emérito, Universidade de São Paulo), Georgina Gonçalves dos Santos (Reitora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, docente permanente do PPGEISU) e Juliana Marta Santos de Oliveira (Coordenadora dos Programas de Assistência Estudantil PROAE/UFBA, doutoranda do PPGEISU).
O Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade (PPGEISU) dedica-se à análise crítica desta que é a principal instituição de conhecimento da época contemporânea. Tomando como pressuposto a abordagem interdisciplinar, as pesquisas realizadas no âmbito do programa investigam os múltiplos aspectos desta instituição e seus atores. Neste cenário, o PPGEISU dialoga diretamente com as políticas de ações afirmativas no Brasil, tendo sido criado no contexto de expansão do ensino público federal superior. Ademais, as políticas afirmativas, como cotas raciais e sociais, colaboram para os debates sobre inclusão e justiça social, reforçando a necessidade de uma universidade plural e socialmente comprometida. A entrada de novos sujeitos epistêmicos na universidade brasileira, fruto destas políticas públicas, abre espaço para o aprofundamento do debate epistemológico nas universidades e sobre as diferentes formas de produzir conhecimento válido, assentadas na diversidade social e étnico-cultural brasileira.